O que o cérebro revela sobre nosso poder de mudar os outros?

Essa dica rápida vai ser um breve resumo do livro “A mente influente – o que o cérebro revela sobre nosso poder de mudar os outros”, da escritora Tali Sharot.

Livro escrito em 2018 e que não é muito famoso, mas com certeza muito bom! E se você quer fazer coisas diferentes dos seus concorrentes deve sair do óbvio e também procurar estudar coisas diferentes.

Tali Sharot é uma neurocientista nascida em Israel. Não é especialista focada em vendas, mas quem estuda sobre o comportamento humano entende muito de vendas também, então podemos sim aprender com os ensinamentos dela.

E vamos abordar aqui 4 coisas que ela fala nesse livro e que podemos aplicar no nosso dia a dia como vendedores!

 

#1 Viés da confirmação (e efeito bumerangue)

A autora explica nesse livro que todo ser humano busca escolher coisas que sabem que serão agradáveis. É uma espécie de defesa do nosso cérebro.

Se vamos ao cinema escolhemos um filme de ação se já gostamos de ação. Se vamos a um restaurante escolhemos um prato que já gostamos ou que tenha algum ingrediente que já gostamos, evitando assim que tenhamos alguma sensação não prazerosa.

Mas e nas vendas, como usamos isso para influenciar nossos potenciais clientes? Concordando com eles!

Se é um cliente sabe que já que precisa de um produto como o nosso é fácil, temos apenas que concordar com ele. Mas, e quando um cliente ainda acha que não precisa do nosso produto? Como deve ser feito?

Ai devemos tomar cuidado com o efeito bumerangue: que é quando falamos o que pensamos mas, pelo cliente pensar diferente da gente ele vai focar apenas nos motivos do porquê não concorda com a gente para reforçar ainda mais algo em que ele acredita.

Ou seja, nós jogamos nossa ideia e essa pessoa vai voltar com ideias ainda mais fortes contra a gente (como um bumerangue) para afirmar esse pensamento dela.

E isso é muito comum em vendedores que querem convencer clientes usando dados técnicos, nomes difíceis e características dos produtos.

Então quando o cliente pensa ainda diferente do vendedor, o que esse vendedor deve fazer é achar um ponto em comum com o cliente para partir daí.

O cliente quer economizar dinheiro? Não bata de frente dizendo que seu produto não é caro e concorde com ele dizendo que economizar realmente é importante (viés da confirmação) e mostre como ele vai ficar com mais dinheiro a médio e longo prazo com seu produto.

#2 Lei da aproximação

Esse é bem óbvio: o ser humano gosta de se relacionar e fazer negócios com pessoas em que confia. E ele confia mais em pessoas que vê alguma semelhança! Por isso buscar esse ponto em comum do viés da confirmação é importante (assim como buscar hobbies, atividades, históricos e outras coisas pode ajudar também nessa conexão entre vendedor e cliente).

Não é apenas achar algo em comum que vai te fazer fechar a venda. Ambos podem querer economizar dinheiro ou ainda terem estudado no mesmo colégio, mas isso apenas não será suficiente. Porém com certeza ajudará a seguir a negociação de uma forma mais amigável. 

 

#3 Instrumentalidade

Por que algumas pessoas têm medo de voar de avião? Por quê as pessoas tem tanta raiva em pagar impostos? Basicamente a resposta para isso é pelas pessoas se sentirem estressadas quando não possuem escolha sobre algo. 

Se o avião for cair a pessoa não poderá fazer nada. Ao pagar impostos não podemos escolher quanto vai para a saúde, quanto para a educação etc (sem nem tocar aqui no assunto de corrupção). E essa falta de escolha nos causa estresse.

E nas vendas, como podemos usar isso para influenciar os clientes? Simples: dando algumas escolhas a eles!

Vai mandar um orçamento? Envie 3 opções. Vai mostrar seu produto? Mostre mais de uma versão dele.

Só não mostre muitas opções para seu cliente não ficar confuso e acabar não escolhendo nenhum por medo de escolher o errado. Mas evite de deixá-lo estressado por não ter poder nenhum de escolha.

#4 Hiato

Não estou falando sobre aquilo que aprendemos na escola em gramática, mas sim sobre um “buraco” que temos na cabeça quando há alguma informação que gostaríamos de saber e que não sabemos.

Quando isso acontece ficamos curiosos e com vontade em fechar esse buraco (entre essas e outras que muitas pessoas gostam tanto de fofocas).

E o que podemos fazer como vendedores? Achar esse buraco que nossos clientes possuem, ou até mesmo criar, para que eles fiquem curiosos com a nossa ajuda.

“João, acho que pensei em algo que possa te ajudar sobre a questão X! Vamos marcar de conversar pra ver se isso pode te ajudar?”

Dessa forma provavelmente ele ficará interessado em te escutar e aí você terá um tempo com ele para falar sobre essa questão X e depois então mostrar que seu produto poderá ajudá-lo.

A Mente Influente não é um livro específico sobre vendas, mas com certeza você conseguirá usar muitas coisas que a autora aborda nele por estar relacionado em como nosso cérebro atua.

E se quiser se profissionalizar de verdade nas vendas entre em contato com a Novos Vendedores!

Podemos ter o curso, treinamento, palestra ou o que for necessário para você fechar as vendas que precisa e que gostaria de fechar!

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