Como fazer com os clientes que não te retornam?

Receber um SIM é uma das melhores sensações para um vendedor! Já receber um NÃO pode deixar a gente até mal… Mas, ficar com alguém nos enrolando pode dar falsas esperanças, nos fazer perder tempo em algo que talvez não dê certo e ainda outras frustrações.

Se você já teve algum potencial cliente que parou de responder suas ligações, seus e-mails e suas mensagens, com certeza sabe do que estou falando.

Quando isso acontece eu gosto de usar uma última tentativa chamada de contato de rompimento (não fui eu quem inventou esse nome e não me recordo quando vi a primeira vez, mas gostei e venho usando desde então).

Pode ser uma mensagem ou um e-mail e não necessariamente uma ligação, desde que você tenha certeza que seu potencial cliente vai receber essa sua última tentativa. Caso você não tenha recebido confirmação ainda do e-mail dele por exemplo, aí vai na ligação mesmo que é mais certeza que ele vai ter acesso a essa prospecção, afinal poderá ser a sua última.

E o objetivo dela é tirar esse prospect da sua rotina ou, se tudo certo, inverter as ordens e fazer ele correr atrás de você. 

Para isso, nesse contato de rompimento fale algo parecido com isso:

“João, estou entrando em contato essa última vez pois você não retornou minhas tentativas anteriores, então acredito que não seja prioridade para você nesse momento tratar sobre XYZ. Vou então parar de te procurar, mas fique com meu contato caso queira retomar esse assunto. Muito sucesso!”

E pronto, está feito! Se ele for realmente um potencial cliente ele vai se identificar com o XYZ que você mencionou e vai te procurar. Ah, e esse XYZ deve ser algum objetivo que ele tenha ou um problema que ele enfrenta (não fale diretamente sobre seu produto aqui).

Caso ele não seja um potencial cliente você vai poder tirá-lo do seu CRM (que espero que você use um) e vai então poder seguir para o próximo prospect!

Use isso e depois me avisa se deu certo! Ah, e só não vale fazer isso se você não tentou de verdade falar com ele algumas vezes!

Se esse for seu caso pois você sente vergonha em fazer follow up, que é justamente esse seguimento que devemos fazer com um potencial cliente (afinal dificilmente a venda ocorre logo na primeira prospecção), clique no link abaixo para conferir essa outra dica rápida da Novos Vendedores:

2 DICAS PARA VOCÊ QUE SENTE VERGONHA EM FAZER FOLLOW UP COM SEUS CLIENTES!

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