Precisa vender mais, porém não consegue fechar o tanto de vendas que gostaria? Normal… um dos desafios comuns à vida de um vendedor é lidar diariamente com as objeções em vendas.
Veja aqui algumas dicas para que essas objeções não paralisem o seu crescimento profissional!
A principal forma de lidar com as objeções é: não fugir delas.
Se o vendedor sabe que vai receber uma objeção ele deve se antecipar a ela, para o cliente perceber que o vendedor o entende quanto a suas preocupações.
Por exemplo, se o vendedor sabe que é comum escutar do cliente que antes de decidir pela compra que ele precisa falar com o chefe, com a esposa ou com qualquer outro influenciador, o vendedor antes do próprio cliente falar isso poderia já dizer algo como:
“Sr João, e antes de querer fechar essa venda com o senhor, existe outras pessoas que devem fazer parte de uma decisão como essa? Pergunto, pois eu gostaria de conversar também com essa pessoa e tirar qualquer possível dúvida que ela tenha. Se tiver mais alguém que ache importante pra isso, não quer ver se ela está disponível agora ou ainda ver uma data em que todos podemos conversar para tomarmos essa decisão em conjunto?”.
Nesse exemplo, o cliente ou vai dizer que não precisa consultar ninguém, evitando assim dele dizer essa objeção mais adiante, ou ele vai perceber que o vendedor é profissional o suficiente para entender esse ponto e que ele não quer comprometer ninguém por tomar uma decisão sozinha.
Ou ainda outro exemplo de antecipar objeções onde os clientes sempre falam que o produto do vendedor é caro, o vendedor pode se antecipar dizendo:
“Sr. João, e pra te deixar mais confortável aqui, gostaria só de falar que nossa empresa se preocupa muito com o momento de crise atrás de crise que estamos passando e esse é um dos motivos que nossos produtos são feitos da forma que são. Alguns clientes até acham a princípio que ele é caro, mas depois percebem que a médio prazo ele se torna até mais econômico do que outros que há no mercado por causa de XPTO e ABC que ele proporciona aos usuários. Para você essa preocupação em ter um custo-benefício é uma questão relevante no momento?”.
Ou seja, se antecipar as objeções ao invés de tentar fugir de pontos que realmente podem impedir a venda.
E outra coisa que também ajuda muito o vendedor é estudar um pouco o lado neurológico do ser humano sobre o porquê de os clientes dizerem algumas objeções, saber a diferença entre objeção e rejeição e outras coisas teóricas que vão preparar o vendedor a não se sentir ansioso antes de uma prospecção, não gaguejar na hora de negociar junto de outras coisas que vão preparar o vendedor por entender de uma forma mais ampla tudo que está acontecendo entre as pessoas envolvidas.
Gostou das dicas? Acrescentaria mais alguma ou ainda ficou com dúvida de como lidar com as objeções?
Só não deixe de se profissionalizar em vendas! Sem dúvida nenhuma a teoria junto à prática vai poder te diferenciar de vários outros profissionais dessa área, uma vez que ainda não é comum a todos vendedores estudarem técnicas de vendas.
E se quiser se profissionalizar de verdade nas vendas entre em contato com a Novos Vendedores!
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