Já tem uns anos que me apaixonei em ler biografias! Afinal, ver o que pessoas fizeram para conseguirem resultados acima da média nos ensina tanto quanto (ou até mais) do que muitos livros diretamente sobre vendas que tem por aí.
E essa biografia é um exemplo disso! Sam Walton pra quem não conhece foi o fundador da Wal-Mart, maior rede de varejo do mundo, e que sem dúvida é uma das histórias mais legais que já conheci entre as biografias que já li.
Então resumi algumas dicas do que podemos aprender com ele! Mas de maneira nenhuma isso vai substituir a leitura do livro (então recomendo fortemente que leia esse artigo e depois que já vá providenciar o livro para ler também).
Em muitos líderes vemos uma postura de ficarem mais nos bastidores ao invés de irem pra rua. Seja por questões burocráticas que assumem ou compromissos que exigem de uma certa forma que fiquem em um escritório.
Mas assim como o exemplo de Sam Walton, sair dos bastidores pode ser fundamental para o crescimento do negócio.
Ele gostava de falar com os clientes, de conhecer sua lojas, as lojas dos concorrentes e tudo que pudesse aproximar ele do mundo real.
E o mesmo acontece com vendedores. Quando ficamos muito atrás de um computador seja por questões bucrocráticas ou por outros motivos, perdemos um lado que pode nos ajudar e muito a vendermos mais: as informações e a proximidade que ganhamos em conversas pessoais com nossos clientes.
E indo além, não são apenas com as conversas com nossos clientes, mas também com outras pessoas que aparentemente não influenciam diretamente na compra de nossos produtos e que podem nos dar informaçõest muito relevantes (secretárias, pessoas de almoxarifados e outras que variam de mercado para mercado, mas que todo vendedor tem contato em seu dia a dia).
o Wal Mart foi fundado pelo Sam Walton quando ele tinha 44 anos de idade! Ou seja, essa história da maior rede de varejo iniciou com ele em uma idade onde muitos não teriam coragem de começar algo do zero.
Mas na verdade essa espera dele foi de certa importante pois, apesar dele já ter 44 anos ele usou toda experiência que teve antes com franquias e outras lojas de varejo (conhecimento prévio que fez ele depois se transformar no homem mais rico do mundo).
Ou seja, não importa nossa idade ou outras desculpas que tentamos criar! O que importa é fazer o que tiver que ser feito!
E, se você ficou de retornar para o seu cliente, fazer algum follow up de alguma forma ou qualquer outra coisa, vá e faça! Melhor atrasado do que não fazer.
Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo que não sei das coisas.
Pode ser contraditório, mas isso é comum em várias pessoas de sucesso que conheço: quanto mais elas estudam e aprendem coisas, mais elas se abrem para aprender ainda outras.
E isso podemos ver no Sam Walton quando ele encontrava alguém e começava a fazer perguntas. Ele buscava aprender o máximo que podia quando encontrava alguma pessoa que podia lhe acrescentar algo. Fossem clientes, concorrentes, funcionários… todos podiam lhe passar informações para então serem filtradas e adaptadas ao negócio dele.
Então além da dica anterior de conversar com várias pessoas, quando você não souber algo, não fique com vergonha em assumir isso. Pior do que assumir é deixar de aprender alguma coisa que poderá nos ser útil (seja aprender algo dos nossos clientes ou dos nossos próprios produtos).
Esse tópico no caso de Sam Walton está totalmente vinculado com questões financeiras. Afinal, antes de começar a ter lucro com seu negócio, diversos empréstimos foram feitos por ele para que pudesse construir o império que veio a ter anos depois.
Ele não tinha medo de pedir empréstimos! Mas, não por isso que gastava com qualquer coisa. Todo investimento dele era muito bem pensado no que realmente precisava ser feito, sem se dar ao luxo de gastar onde não era necessário.
E nas vendas vejo isso como um exemplo em investimentos que temos que fazer não necessariamente, mas sim de tempo. Antes de falar com um potencial cliente por exemplo, estudo sobre ele. Gaste um tempo se preparando pois, por mais que no começo poderá parecer um desperdício de tempo, depois isso poderá passar aos seus clientes a percepção de que você está preparado para ajudá-lo por saber exatamente do que está falando.
Ter pessoas melhores que ele por perto sem dúvida ajudou muito em todo crescimento que foi conquistado.
Quando ele, Sam Walton, percebia que não tinha capacidade para fazer algo ele não deixava o ego assumir um papel de vaidade e chamava para sua equipe pessoas que iriam desempenhar algum papel melhor do que ele.
Então um autoconhecimento para saber nossas limitações, junto da humildade em assumí-las e acrescentado conhecer pessoas que podem nos agregar algo, sem dúvida vai nos ajudar e muito a conseguirmos alcançar nossos objetivos de maneira mais efetiva.
Seja a pessoa que faz o produto que vendemos, um líder que já passou pelo que passamos, um vendedor com mais experiência ou diversas outras pessoas que estão a nossa volta e que muitas vezes não aproveitamos.
Recomendo a leitura do livro Made in America (que apesar do nome em inglês, existe traduzido em português com o mesmo nome). Livro escrito por ele próprio, Sam Walton, e que sem dúvida vai te ensinar muitas coisas que poderá colocar em prática no mundo das vendas!
E se quiser se profissionalizar de verdade nas vendas entre em contato com a Novos Vendedores!
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