Características e desafios de vender SERVIÇOS!

Mesmo para quem vende produtos, o serviço é uma ótima forma de se diferenciar dos concorrentes. Mas
para aqueles onde o serviço é o principal item oferecido, a atenção nas características que os difere dos produtos e os desafios que esses trazem, é ainda mais importante para ganhar destaque.

Meios de hospedagem, cinemas, companhias aéreas, Ubers, táxis, professores, dentistas, médicos,
advogados… Há diversos setores onde o serviço é o principal (quando não único) quesito que está sendo vendido.

Em muitos casos até os encontramos (produtos e serviços) juntos. Como a comida como produto e o
atendimento como serviço, e esse restaurante pode fidelizar mais clientes com um atendimento de primeira linha do que outros que procuram se diferenciar apenas pelos pratos.

E aqui vamos falar aqui sobre 4 características específicas dos serviços, e como podemos lidar com cada uma delas:

#1 Intangibilidade

Uma das características mais utilizadas para diferenciar produtos de serviços é se é tangível. Ou seja, se dá pra pegar. Isso pode ser um problema se o cliente ficar com impressão de que está sendo cobrado um valor muito caro por ele não conseguir ver/pegar o serviço.

É como o técnico de computador que “apenas” aperta botões mas que por saber quais deve apertar tem um valor muito alto.

O que podemos fazer para se destacar mediante essa característica? Entregar algo TANGÍVEL!

Os que vendem produtos têm como estratégia entregar junto algo intangível. É a bebida que te dá asas, perfume que vende amor em frascos, desodorante que diz que a impressão é a que fica, bebida que desce macio e reanima, biscoito que vende mais porque é fresquinho (ou é fresquinho porque vende mais?) e muitos outros.

Já os serviços podem ganhar destaque fazendo o contrário com algo de preferência diretamente relacionado ao seu serviço que vai melhorar a experiência do seu cliente.

Para te ajudar lembre de nossos cinco sentidos, onde podemos usar dois deles: o tato e o paladar.

Tato:

Um plano de negócios entregue em mãos ao invés de só enviar um PDF com os preços; uma recordação ao cliente quando assinar ou renovar a assinatura. Um calendário para quem tem costume de ter um em cima da mesa; um chaveiro de abrir cerveja; uma caneta. Até mesmo uma mesa de sinuca no cabeleireiro enquanto o cliente espera, onde você não precisa dar a ele essa mesa mas será algo tangível.

Também podem ser considerados como tato uma poltrona confortável onde o cliente vai sentar. Roupas de cama e banho em hotéis que sempre foram muito valorizadas por hóspedes que pagam pelo serviço da hospedagem. Assim como o piso, que em joalherias usam de madeira para dar sensação de exclusividade, ou piso fio nas farmácias que também influenciam em sua experiência.

Paladar:

O chocolate ou a água grátis no quarto do hotel; o café durante o atendimento em uma loja.

A bala no Uber; o pirulito para as crianças pararem de chorar depois da vacina; Uma reunião de negócios em um restaurante de boa qualidade.

Ou seja, algo que satisfaça uma necessidade do seu cliente relacionado ao que ele irá sentir, seja com o tato ou com comes e bebes, lembrando sempre em como melhorar a experiência toda do seu cliente.

Outros sentidos também podem ser usados como o olfato, a audição e a visão. Mas para não fugirmos do assunto sobre o que é tangível, dessa característica em específico dos serviços, não falaremos desses aqui. Caso tenha interesse procure sobre marketing sensorial.

Conheça seu cliente, saiba o que o motiva, o que ele deseja, o que ele sonha, qual sua personalidade, seu estilo de vida, e pense em fornecer algo tangível com valor.

#2 Inseparabilidade

Ao contrário dos produtos, onde você tem o momento de produção e depois pode passar esse por um departamento de qualidade ou teste para arrumar algo antes de mostrar ao cliente, quem vende serviços não conta com esse gap, esse espaço de tempo, entre a produção e a venda.

Quem trabalha com serviços produz e vende ao mesmo tempo!

Uma recepcionista de hotel está produzindo seu serviço ao mesmo tempo em que o hóspede recebe por esse. Um garçom, um vendedor em uma loja do shopping, um cabeleireiro, um advogado ou um contador durante suas consultas também. E diversos outros exemplos.

Há 3 tipos que podemos dividir essa inseparabilidade:

1 – Presença física do cliente durante todo o serviço, como um salão de cabeleireiro;

2 – Presença no início e no final do serviço: como uma manutenção de automóvel;

3 – Presença mental, como serviços educacionais online.

E essa característica traz aos clientes a vontade de ganhar algo em troca também instantaneamente, como uma satisfação imediata.

Diferentes de produtos onde o consumo pode ser depois, serviços fazem com que o cliente queira perceber seu valor por trás do preço no momento que compra/recebe por esses.

Claro que em um corte de cabelo o cliente pode não notar muita diferença de um dia para o outro e essa satisfação não será apenas imediata. Mas se ele não gostar do corte vai se arrepender de ter escolhido aquele estabelecimento no instante que receber o serviço.

O mesmo se levarmos um carro à oficina onde não queremos que ele volte a quebrar na próxima semana mas, se imediatamente aquele barulho chato tiver sumido, e toda experiência na oficina tiver sido favorável, já teremos essa satisfação imediata.

O que podemos fazer para se destacar mediante essa característica? Capacitar muito bem a pessoa que irá produzir o serviço. Tenha os funcionários, o capital humano, prontos e preparados para proporcionar essa satisfação instantânea.

E outro ponto que pode ser trabalhado é a segmentação de seus clientes no ambiente. Se não podemos separar o momento de fabricação e de venda, podemos melhorar essa experiência com o ambiente onde será produzido/consumido esse serviço.

Uma loja de roupas que cria um ambiente para o setor masculino e outro diferenciado ao feminino; uma recepção de hotel mais exclusiva para turismo executivo e outra mais descontraída para de lazer; aquela mesa de sinuca em cabeleireiros enquanto o cliente espera; ou até mesmo quando restaurantes separavam ambiente para fumantes e não fumantes, era uma espécie de segmentação personalizada aos seus clientes.

Ou seja, se a produção é feita ao mesmo tempo da venda, como você pode melhorar a experiência do seu cliente para ele perceber um retorno imediato com essa compra?

#3 Perecebilidade

Produto perecível é aquele que após certa data não terá seu uso mais possível, ao menos com a qualidade que já teve. E você sabe qual o prazo de validade dos serviços?

Instantânea!

Se você não vender a diária do hotel hoje ou se você não lotar seu restaurante hoje, não vai poder voltar no tempo para vender essa mesma diária ou encher seu restaurante nessa data. Um produto que não vender hoje pode vender amanhã, mas seu serviço não.

E nesse período que não vendeu o serviço vai precisar pagar igual algumas despesas que teria se tivesse vendido
como funcionários, aluguel, luz e outros gastos fixos.

Em locais onde há uma sazonalidade isso é ainda mais forte, como no litoral por exemplo que a demanda é muito
maior no verão, ou montanhas no inverno.

O que podemos fazer para se destacar mediante essa característica? Estratégias sazonais, buscar outras demandas e parcerias.

A estratégia mais comum é a de atrair clientes em períodos de pouca procura com preços mais baixos, e compensar com um preço mais alto em períodos de maior demanda.

Cinemas podem ser mais baratos as 4as-feiras; um restaurante pode fazer um happy hour com chopp em dobro as 3as; um hotel executivo pode ter diárias mais baratas aos fins de semana.

Ou ainda melhor do que isso é pensar fora da caixa.

Um cinema pode colocar uma sala durante o dia à disposição para palestrante que costuma pagar mais caro na locação de um anfiteatro (e esse cinema também pode já vender pipoca pra quem for à palestra).

Um hotel que fica com salas de eventos vazias pode colocar um telão com partidas de futebol e ofertar para grupos verem jogos com amigos (e ainda vender produtos que tem no restaurante).

Um restaurante pode também aproveitar o espaço para reuniões de empresas, associações ou outros grupos.

Parceiros também são bem-vindos para atrair clientes em épocas de baixo movimento. Uma companhia de ônibus de turismo pode fazer parceria com um grupo de fiéis para um roteiro religioso de outra cidade. Um advogado e um contador podem fazer um evento onde ambos convidam seus clientes para tirarem dúvidas sobre essa outra área de seu parceiro, e assim conseguirem novos clientes.

Essa perecibilidade também pode causar desafios invertidos como ter mais demanda nas altas temporadas do que a própria capacidade que você tem de atender.

Nessas ocasiões contratar funcionários somente para essa época, pode ajudar.

#4 Heterogeneidade

Um serviço vendido hoje dificilmente será exatamente igual ao vendido ontem e ao que será vendido amanhã.

Se o padrão muitas vezes é algo exigido para o cliente já saber o que vai encontrar, um hotel por exemplo pode ter dificuldade com uma troca de recepcionista e/ou do próprio hóspede. Tudo de acordo com a forma que cada um se expressa.

Um atendimento pode variar até mesmo antes e depois do horário do almoço, onde com fome somos menos prestativos e produtivos.

Podemos ver essa variação do serviço também em companhias aéreas onde um vôo hoje pode sair no horário mas amanhã quem sabe; Um advogado com casos parecidos mas diferentes em importantes detalhes; Um dentista vendo saúdes diferentes em cada paciente.

O que podemos fazer para se destacar mediante essa característica? Ter um processo bem elaborado e personalizar o serviço.

Treinar os funcionários para proporcionarem a mesma experiência ao cliente pode facilitar a fazer com que esse saiba o que vai encontrar quando retornar ao local. Mas isso não significa que todos os clientes queiram a mesma experiência. Pelo contrário, e mais uma vez falando sobre segmentação, saber personalizar o serviço para os clientes ajuda e muito a conseguir fidelizá-los.

Então mesmo tendo esse treinamento do serviço padrão, há também uma necessidade de ser volátil. Esse “jogo de cintura” pode ser extremamente importante para ganhar uma vantagem competitiva.

Conhecer características específicas, perfis semelhantes, em grupos de clientes pode ajudar nessa segmentação. O objetivo é ele ter a impressão de um serviço único, somente para ele, ou ainda para algum grupo que ele queira fazer parte.

Um processo definido também é essencial para conseguir melhores resultados. Deve-se ter o objetivo comum bem definido e se planejar estrategicamente para alcançá-lo, sempre pensando em uma melhoria contínua.

Conhecer métodos que ajudam a desenvolver os processos também pode ser bem proveitoso.

Um deles é o PDCA, singla em inglês para Planejar, Fazer, Verificar e Agir.

Planejar: ter bem definido os objetivos e metas além do processo necessário para alcançá-los;

Fazer: treinar os funcionários envolvidos e colocar em prática o que planejou. Também coletar indicadores para usar nos próximos passos;

Checar: constantemente usar os indicadores coletados com a análise se o que foi planejado realmente foi feito.

Agir: são as ações corretivas determinando as melhorias para o processo, o que mudar para alcançar a meta definida.

Portanto pense para o seu serviço em qual dessas 4 características você tem mais dificuldade e em qual você pode se destacar.

INTANGÍVEL – INSEPARÁVEL – PERECÍVEL – HETEROGÊNEO

Saiba o que seu cliente de fato precisa e como você pode passar uma percepção de valor usando algum desses desafios do marketing de serviços. Tente sempre concentrar os esforços no que de fato apresenta o valor por trás do preço.

Há outros assuntos que devemos levar em consideração para os serviços? Claro que há! O preço pode ser difícil de ser calculado, os 3 Ps dos serviços (processo, pessoa e presença) também merecem atenção, e muitos detalhes principalmente mais específico para cada setor.

Mas aí já são assuntos para outras conversas!

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