Essa dica rápida vai ser um breve resumo do livro “A mente influente – o que o cérebro revela sobre nosso poder de mudar os outros”, da escritora Tali Sharot.
Livro escrito em 2018 e que não é muito famoso, mas com certeza muito bom! E se você quer fazer coisas diferentes dos seus concorrentes deve sair do óbvio e também procurar estudar coisas diferentes.
Tali Sharot é uma neurocientista nascida em Israel. Não é especialista focada em vendas, mas quem estuda sobre o comportamento humano entende muito de vendas também, então podemos sim aprender com os ensinamentos dela.
E vamos abordar aqui 4 coisas que ela fala nesse livro e que podemos aplicar no nosso dia a dia como vendedores!
A autora explica nesse livro que todo ser humano busca escolher coisas que sabem que serão agradáveis. É uma espécie de defesa do nosso cérebro.
Se vamos ao cinema escolhemos um filme de ação se já gostamos de ação. Se vamos a um restaurante escolhemos um prato que já gostamos ou que tenha algum ingrediente que já gostamos, evitando assim que tenhamos alguma sensação não prazerosa.
Mas e nas vendas, como usamos isso para influenciar nossos potenciais clientes? Concordando com eles!
Se é um cliente sabe que já que precisa de um produto como o nosso é fácil, temos apenas que concordar com ele. Mas, e quando um cliente ainda acha que não precisa do nosso produto? Como deve ser feito?
Ai devemos tomar cuidado com o efeito bumerangue: que é quando falamos o que pensamos mas, pelo cliente pensar diferente da gente ele vai focar apenas nos motivos do porquê não concorda com a gente para reforçar ainda mais algo em que ele acredita.
Ou seja, nós jogamos nossa ideia e essa pessoa vai voltar com ideias ainda mais fortes contra a gente (como um bumerangue) para afirmar esse pensamento dela.
E isso é muito comum em vendedores que querem convencer clientes usando dados técnicos, nomes difíceis e características dos produtos.
Então quando o cliente pensa ainda diferente do vendedor, o que esse vendedor deve fazer é achar um ponto em comum com o cliente para partir daí.
O cliente quer economizar dinheiro? Não bata de frente dizendo que seu produto não é caro e concorde com ele dizendo que economizar realmente é importante (viés da confirmação) e mostre como ele vai ficar com mais dinheiro a médio e longo prazo com seu produto.
Esse é bem óbvio: o ser humano gosta de se relacionar e fazer negócios com pessoas em que confia. E ele confia mais em pessoas que vê alguma semelhança! Por isso buscar esse ponto em comum do viés da confirmação é importante (assim como buscar hobbies, atividades, históricos e outras coisas pode ajudar também nessa conexão entre vendedor e cliente).
Não é apenas achar algo em comum que vai te fazer fechar a venda. Ambos podem querer economizar dinheiro ou ainda terem estudado no mesmo colégio, mas isso apenas não será suficiente. Porém com certeza ajudará a seguir a negociação de uma forma mais amigável.
Por que algumas pessoas têm medo de voar de avião? Por quê as pessoas tem tanta raiva em pagar impostos? Basicamente a resposta para isso é pelas pessoas se sentirem estressadas quando não possuem escolha sobre algo.
Se o avião for cair a pessoa não poderá fazer nada. Ao pagar impostos não podemos escolher quanto vai para a saúde, quanto para a educação etc (sem nem tocar aqui no assunto de corrupção). E essa falta de escolha nos causa estresse.
E nas vendas, como podemos usar isso para influenciar os clientes? Simples: dando algumas escolhas a eles!
Vai mandar um orçamento? Envie 3 opções. Vai mostrar seu produto? Mostre mais de uma versão dele.
Só não mostre muitas opções para seu cliente não ficar confuso e acabar não escolhendo nenhum por medo de escolher o errado. Mas evite de deixá-lo estressado por não ter poder nenhum de escolha.
Não estou falando sobre aquilo que aprendemos na escola em gramática, mas sim sobre um “buraco” que temos na cabeça quando há alguma informação que gostaríamos de saber e que não sabemos.
Quando isso acontece ficamos curiosos e com vontade em fechar esse buraco (entre essas e outras que muitas pessoas gostam tanto de fofocas).
E o que podemos fazer como vendedores? Achar esse buraco que nossos clientes possuem, ou até mesmo criar, para que eles fiquem curiosos com a nossa ajuda.
“João, acho que pensei em algo que possa te ajudar sobre a questão X! Vamos marcar de conversar pra ver se isso pode te ajudar?”
Dessa forma provavelmente ele ficará interessado em te escutar e aí você terá um tempo com ele para falar sobre essa questão X e depois então mostrar que seu produto poderá ajudá-lo.
A Mente Influente não é um livro específico sobre vendas, mas com certeza você conseguirá usar muitas coisas que a autora aborda nele por estar relacionado em como nosso cérebro atua.
E se quiser se profissionalizar de verdade nas vendas entre em contato com a Novos Vendedores!
Podemos ter o curso, treinamento, palestra ou o que for necessário para você fechar as vendas que precisa e que gostaria de fechar!
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