Follow up é aquele seguimento que você deve fazer com seus clientes quando não conseguiu vender logo na primeira vez que falou com ele.
E se você sente vergonha ou acha que está incomodando seu cliente de alguma forma ao fazer esse seguimento, vamos resolver isso já!
Pois a maioria das vendas não são feitas logo na primeira vez que o vendedor fala com um potencial cliente, além de ser responsabilidade do vendedor (e não do cliente) em dar essa sequência.
Ao invés de achar que você está incomodando seu cliente, perceba que na verdade você está se oferecendo para ajudá-lo!
Nunca veja você como a única parte interessada nessa possível negociação: todos os lados devem sair ganhando algo e é isso que você deve transmitir ao seu cliente seja em uma primeira abordagem, no fechamento ou durante os follow ups!
Então ao fazer essa sequência mude a sua percepção para não se sentir como alguém que estará incomodando seu cliente, assim como mude também seu diálogo ao não querer falar só de você, mantendo como assunto principal um problema que você pode resolver desse potencial cliente e que está atrapalhando ele conseguir algo que ele deseja.
“João, estou te procurando para darmos sequência naquele nosso papo da semana passada quando falamos sobre sua necessidade X, porém que como você disse estava com a dificuldade Y. E pensei em algo que possa te ajudar! Podemos conversar um pouco?”
Isso vai deixar você mais confortável e também vai fazer com que seu cliente te receba de uma forma melhor do que te receberia se você só ficasse falando de você.
E se é responsabilidade do vendedor em dar essa sequência na venda, em todo contato que você tiver com um potencial cliente já agende o próximo contato!
Não deixe nunca a conversa acabar com ele te falando “qualquer coisa te ligo”. Ao invés disso procure entender o que ele precisa, quanto tempo ele precisa, se ele tem que falar com alguém antes e todos os critérios dele precisa para tomar essa decisão.
Entendendo isso você poderá já agendar com ele a próxima vez que irão voltar a se falar, evitando assim que você sinta vergonha de procurá-lo uma vez que ele já estará esperando esse seu follow up.
“João, e quando acha que vai conseguir fazer essa análise? Aí eu já anoto aqui na minha agenda para te procurar nessa data e não fico te enchendo e te ligando toda hora”.
E claro que não serão todos seus potenciais clientes que vão fechar com você. Mas, se você souber o jeito certo de fazer esse follow up sem dúvida vai aumentar sua taxa de conversão!
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